CAMINHANDO NA UNIDADE DA PAZ ALCANÇADA POR CRISTO NA CRUZ.

14:21Apenas Evangelho


por Flávio Santos

Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós. 
Efésios 4.1-6 


Paulo conhecia bem o corpo de Cristo e os seus membros. Sabia que existiam muitas diferenças entre eles; personalidade, cultura, religião, política, entre outros aspectos. Por isso, adverte-os para que se esforcem e procurem guardar a unidade no Espírito pelo vínculo da paz. Paulo já tinha mostrado aos efésios como a paz poderia trazer unidade a pessoas tão diferentes em um só corpo. 

Isso é visto no capítulo dois. A paz foi capaz de unir em um só corpo, judeus e gentios. Os judeus eram o povo eleito, o povo das alianças, o povo da lei; já os gentios, estavam alheios a tudo isso, e sem Deus no mundo. Mas, Paulo diz que em Cristo, que é nossa paz, de dois povos tão diferentes fez-se um, derrubando a parede de separação. No seu Corpo, desfez a inimizade e fez a paz entre judeus e gentios em um só corpo. E, pela cruz, reconciliou ambos com Deus. E por meio de Cristo, todos tem acesso a Deus e são membros da família de Deus. 

Paulo está dizendo aos efésios que foi possível a unidade de judeus e gentios, pessoas tão diferentes, por meio da paz, que é próprio Cristo na cruz. Como não será, então, com os membros do corpo que apresentam tantas diferenças. Paulo os manda olhar para a paz alcançada na cruz para que eles se esforcem em manter a unidade do corpo de Cristo. 

Na igreja existem pessoas das mais diversas visões. Mas a igreja que quer manter a sua unidade não pode olhar para essas diferenças e visões, no sentido de deixar que elas tragam divisão, mas olhar para a paz alcançada por Cristo na cruz, que fez dos seus membros um só corpo no Senhor. Isso é guardar a unidade pelo vínculo da paz. 

Paulo os manda caminhar nesta paz pela cruz, suportando uns aos outros em amor. Aqui o sentido não é aquele conhecido de muitos cristãos, “eu não gosto de tal pessoa, mas Deus me mandou suportar, eu suporto, mas quero essa pessoa bem longe de mim”. O sentido aqui é de dar suporte, quando um membro do corpo de Cristo está passando por dificuldades, eu ofereço meu ombro para suportá-lo, dar suporte. Suportai-vos uns aos outros no evangelho, não é querer a pessoa bem longe de nós, mas oferecer o nosso ombro para suportá-la. 

Aí você deve dizer em seu coração, isso não é nada fácil, dar suporte a alguém que é tão diferente de mim. Parece que Paulo depois de muitos anos convivendo com os crentes sabia disso, e, por isso, disse: procurem, se esforcem para manter a unidade. 

Paulo diz que é preciso ter cinco virtudes cristãs para que a unidade do corpo seja verdadeira no seu suporte ao próximo: humildade, mansidão, longanimidade, amor e paz. 


A humildade tem a ver com a visão que temos de nós mesmos, somos fracos, pecadores, temos necessidades e, assim sendo, não somos melhores que aquele que precisamos dar suporte; tem a ver também com a visão que temos de Cristo, se nos compararmos com os outros em alguns momentos nos sentiremos bem, mas se nos compararmos a Cristo, sempre teremos que melhorar, e isso gera humildade; a mansidão tem a ver com a doçura, no grego é alguém que não está nos pólos, mas no centro, que é manso nas suas decisões e, principalmente, manso para ouvir a voz de Deus e saber que foi criado para ser manso com o seu próximo; a longanimidade é a paciência cristã, que está diretamente ligada à paciência com os homens que lhe fazem mal, é a que suporta as afrontas sem se irar; o amor que quer amar, que precisa amar, que precisa suportar com todo amor. É uma das maiores virtudes cristãs; a Paz que sela a relação de suporte ao próximo. 


Apenas uma vida centrada na cruz, e virtudes produzidas pelo evangelho no nosso coração, proporcionarão um caminhar diário de paz com o próximo.

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato