CUMPRA-SE

11:50Apenas Evangelho


Por Flávio Santos


Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: tenho sede. João 19.28



Jesus já sabendo que todas as coisas já estavam terminadas, e que o momento de sua morte se aproximava, disse que estava com sede. Essas palavras foram ditas para que a Escritura fosse cumprida. A Escritura em João como no Novo Testamento é a Lei, os Salmos e os Profetas. 

Dos quatro evangelistas, somente João cita as Escrituras cumprindo-se na morte de Jesus na cruz. Isso quer dizer que a cruz releva o cumprimento da vontade do Pai revelada na Escritura. 

Jesus enfrentou a nudez, a vergonha e o escárnio para cumprir a Escritura. Mesmo enfrentando as dores da crucificação, e os pecados da humanidade, Jesus com toda lucidez e submissão à vontade do Pai cumpre a Escritura. 

Ele já estava pendurado naquela cruz havia pelo menos seis horas, mas sabia que toda Escritura precisava ser cumprida por ele, nada poderia ficar para trás. Deste modo, os soldados puseram numa cana de hissopo uma esponja ensopada de vinagre, e deram para Jesus beber. Esta bebida forte normalmente era as que os soldados bebiam, e foi utilizada para satisfazer a necessidade de Jesus. Isto foi para cumprir o Sl 69.21. Este salmo messiânico descreve vividamente a sua paixão na cruz. 

Cristo cumpriu a Escritura ao repartirem e lançarem sorte sobre suas vestes. Era necessário que os soldados repartissem entre si as vestes de Jesus e lançassem sorte sobre elas. Era costume nos tempos de Jesus, os soldados que executassem a crucificação repartirem as vestes do condenado. Provavelmente as vestes que Jesus usava consistiam em quatro peças: lenço de cabeça, sandálias, cinto e capa, e à parte, uma túnica sem costura, toda tecida de alto a baixo que ficava em contato com a pele. Os soldados então repartiram as vestes de Jesus entre os quatro, e lançaram sortes para saber com quem ficaria a túnica. Tudo isso para cumprir a Escritura no Sl 22. 18 nos detalhes mais particulares. Este Salmo foi escrito por Davi e é considerado como salmo messiânico, teve seu cumprimento na vida de Davi como sombra daquilo que viria de fato se cumprir em Jesus na sua morte na cruz.. 

Cristo cumpriu a Escritura sem que os seus ossos fossem quebrados, pois já havia entregado a sua vida. Os judeus pediram a Pilatos que os ossos dos que haviam sido crucificados fossem quebrados para morrerem rapidamente. Não queriam que os corpos ficassem expostos na cruz no sábado, já que era um grande dia, o da preparação para páscoa. Os soldados cumprindo a ordem de Pilatos quebraram as pernas dos que estavam crucificados com Jesus. As de Jesus não foram tocadas. E isto era para que se cumprisse a Escritura em Ex 12.46 e Nm 9.12, pois nenhum osso do cordeiro pascal poderia ser quebrado, e Cristo na perspectiva de João era este cordeiro que João Batista disse que tiraria o pecado do mundo. 

Cristo cumpriu a Escritura na perfuração de seu tórax. João também viu o cumprimento da Escritura na perfuração do lado de Jesus com a lança e a saída de sangue e água, Zc 12. 10. Jesus viu seu sofrimento como um cumprimento da Escritura em sua morte, daquela vontade do pai predita na Escritura do AT. Cristo entendia que as Escrituras testificavam acerca Dele. 

Mas o que tem a ver conosco o cumprimento da escritura por Jesus na Cruz. Das mais variadas verdades e aplicações, destacarei apenas duas. 

A validação da Escritura, na cruz Jesus a autenticou como confiável, infalível e inerrante. Deste modo, podemos confiar em cada palavra da Escritura, pois é palavra de Deus para nossas vidas. 

A importância de se cumprir cada palavra da Escritura, na cruz Jesus não deixou de cumprir nada, foi fiel em tudo. Assim, como discípulos de Jesus, precisamos cumprir a Escritura aplicando-a em nossas vidas. 

Agora, apenas, cumpra a Escritura!


Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato