EU VENHO EM PAZ.

09:48Apenas Evangelho

Eu vos tenho dito estas coisas, para que tenhais paz em mim. No mundo tereis aflições, mas não vos desanimeis! Eu venci o mundo.
João 16:33


















Por Sandro VS

A conversa de Jesus com seus discípulos continua (ler os posts "MÃO ÚNICA" e "PARA NOSSA ALEGRIA" deste blog), mas agora toma o rumo final. Jesus está prestes a fazer a última oração com seus doze escolhidos, para depois ser preso e crucificado. 

Mas, o Mestre deixa algo crucial para o fim. Ele já havia falado sobre a disposição do Espírito, que viria em Seu lugar, para habitá-los e guiá-los em toda a verdade, já havia falado sobre a alegria permanente, garantida Nele, para aqueles que O tivessem habitando dentro de si, mas havia algo ainda proposto neste Ajudador que aplacaria todo o terror e aflição que, não só acompanhariam as horas antecedentes à cruz, mas também as perseguições posteriores a ela. 

À medida que Jesus foi falando, a perplexidade com que os discípulos receberam suas primeiras palavras de despedida foi dando lugar a uma compreensão mais clara dos fatos, por isso aos poucos Ele deixa de falar por enigmas e fala mais abertamente. A autoridade com que Jesus responde as perguntas, até mesmo antes de serem feitas, como a do versículo dezenove, por exemplo, faz com eles reconheçam sua divindade quando dizem mais à frente "Agora falais abertamente, e não por figuras. Agora reconhecemos que sabes todas as coisas e não necessitas de que alguém te interrogue. Por isso cremos que vieste de Deus". (v. 29-30). 

Então, Jesus declara sem meias palavras que a hora chegou e que aquele que estivesse Nele teria paz, pois o mundo só lhes ofereceria aflições, mas Ele já havia vencido o mundo. 

Há aqui duas esferas de existência, “em mim” e “no mundo”, ou seja, aqueles que vivem em Cristo (em mim), inevitavelmente sofreriam perseguição por viverem “no mundo”

O tema da paz está implícito desde o começo deste diálogo, no capítulo quatorze, mas agora não é colocado como uma conquista distante e sim como um estado imediato, onde ser habitado pelo Espírito é estar em Cristo e, assim, estar em paz, por isso o mundo, que inflige tribulação, é agora inimigo de ambos, ou seja, tanto dos discípulos como de Cristo. Mas é um inimigo derrotado desde quando o Deus Filho se encarnou. A queda do sistema maligno proposto por satanás, que é o mundo, foi decretada no nascimento de Jesus, onde se instaura o Reino de Deus, que nada mais é que a vontade Dele feita nos seus. 

Portanto o que sucede uma guerra vencida? Se não paz para o lado que venceu? 

O que, como igreja, precisamos entender, é que o Evangelho nunca promete paz externa, como se, depois de habitados pelo Espírito, o mundo mudasse a sua disposição com relação a nós. O que o Evangelho promete é um estado interno de paz, ou seja, não importa o que aconteça do lado de fora, respondemos a tudo com paz. 

Também precisamos compreender que quando Cristo diz que o mundo, ou seja, todo o sistema maligno montado por satanás através das mentes e corações corrompidos, só nos oferecerá aflições, Ele nos garante paz não quando nos incentiva a ter o bom ânimo, como se isto resolvesse todos os problemas (e infelizmente é assim que alguns interpretam), mas nos garante esta paz quando afirma EU VENCI O MUNDO

Paulo aconselhando a igreja de Filipos, resume isto assim: "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus"

Soli Deo Glória!


Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato