JESUS, A ENCARNAÇÃO DA GRAÇA.

09:08Apenas Evangelho


Por Flávio Santos

"E o verbo se fez carne, e habitou entre vós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade". Jo 1.14

João, neste texto, fala sobre a encarnação do Verbo eterno de Deus. Um dos propósitos deste evangelho era combater uma heresia chamada gnosticismo, que afirmava que a matéria era má, e Deus, neste aspecto, não poderia tocar a matéria, não poderia de maneira alguma ter criado o mundo, e muito menos se tornado prisioneiro em um corpo. Para os gnósticos, quem criou o mundo foi uma das emanações de Deus, e não o próprio Deus. Neste sentido João escreve dizendo que o divino Filho de Deus, que também era Deus, encarnou-se e habitou entre os homens, e quem o viu, contemplou a Sua glória como a do unigênito do Pai. João diz que Jesus era cheio de graça e de verdade. Daí ser Jesus a encarnação, manifestação e personificação plena da graça divina.

Jesus é a plenitude da graça divina. João. 1.16 "E todos nós recebemos da sua plenitude, e graça por graça". É interessante observar que a palavra usada aqui para plenitude é pleroma, que quer dizer, neste contexto, a soma de tudo o que se encontra em Deus. Paulo também utilizou esta palavra em colossenses, dizendo que em Cristo habitava toda pleroma, plenitude de Deus. Entendemos então, que em Cristo estava manifestada e encarnada toda a graça divina. João também diz que recebemos desta plenitude graça por graça, talvez uma melhor tradução fosse graça sobre graça, ou graça em lugar de graça. A graça manifestada por Cristo é dinâmica, quem a recebe sempre estará mergulhado em graça, saindo de uma graça para outra graça.

2 Co 8.9 "Conhecereis a graça de nosso Senhor Jesus Jesus Cristo que, sendo rica, se fez pobre por amor de vós, para que pela sua pobreza vos tornásseis ricos". 

Jesus é manifestação da graça divina. Tito 2.11 "Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens". Paulo escrevendo a Tito diz que a graça divina se manifestou, apareceu de modo súbito, surpreendente. A graça se manifestou, é uma pessoa, e seu nome é Jesus. Esta Graça manifestada trouxe salvação a todos os homens. Aqui há uma epifania da graça de Deus. 

A encarnação da graça eterna de Deus na pessoa e obra de Cristo Jesus, nos possibilitou vê-lo cheio de graça e verdade, e em O vendo, vemos a graça divina. E quando nós virmos esta graça manifestada, receberemos graça sobre graça. Viveremos na perspectiva dessa dinamicidade da graça. Viveremos de graça em graça, posto que aquele que é rico em graça se fez pobre para que nós nos tornássemos ricos em graça e vida. Para se receber e viver na esfera da graça divina foi necessário que Cristo se humilhasse, se encarnasse e assumisse a forma de homem. Foi por graça que Ele se encarnou e nos mostrou graça sobre graça. 

Agora, o que nós devemos fazer, é encarnar esta graça oferecida pela encarnação da Graça eterna de Deus, e vivê-la e aplicá-la em todos os aspectos e sentidos da vida. 


Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato