MAS EU ESCOLHO DEUS.

09:31Apenas Evangelho

Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro.
Filipenses 1:21
















Por Sandro VS

A cidade de Filipos é um marco dentre as viagens missionárias paulinas, pois foi a primeira vez que o Evangelho entrou em território ocidental ou europeu. Esta cidade foi fundada por Filipe II quando assumiu o trono da Macedônia em 359 a.C., e por ser uma região rica em ouro este estadista engrandeceu este reino. Mas foi seu filho, Alexandre Magno ou Alexandre “o Grande” seu sucessor no trono, que fez deste reino um vasto império tornando Filipos uma cidade expressiva no mundo da época.

Filipe e Alexandre contribuíram, e muito, mesmo que involuntariamente, para a propagação do Evangelho quando criaram um mundo de um idioma comum a todos, ou seja, todos eram obrigados a falar, além dos seus idiomas nativos, o grego. Há que diga acertadamente que “se Filipe e Alexandre não tivessem ido ao oriente, Paulo e o Evangelho não teriam entrado no ocidente”. 

Nos tempos de Paulo, Filipos era uma honrada colônia Romana com uma importância militar especial, pois era onde os soldados veteranos iam viver os seus dias de aposentadoria. O apóstolo agora está preso em Roma, possivelmente o vínculo militar entre Filipos e a capital do império levam esta informação até a igreja, então os irmãos elegem Epafrodito para levar uma oferta generosa ao missionário encarcerado e é aí então que Paulo escreve esta rica epístola. 

Escrevi no post "APOKARADÓKIA" sobre como a confiança de Paulo em Cristo estava acima de qualquer cálculo simplesmente humano, e só pode ser entendido quando se comunga de sua fé. Mas, aqui, esta confiança toma proporções desmedidas, pois neste versículo Paulo define sua segurança em Cristo como um conceito, pois cada uma das declarações que compõe esta certeza mostra um pensamento progressivo na medida em que o apóstolo faz o levantamento das possibilidades, ou seja, viver ou morrer. Vale lembrar que ao afirmar esta convicção pessoal, a sua vida ainda está sob risco. 

Por isso esta declaração é tão profunda quanto bela. 

Esta expressão de Paulo deve ser entendida de forma muito mais ativa e vital do que geralmente fazemos, precisamos lê-la exatamente como a ouvimos, ou seja, aqui Paulo não está usando um substantivo mais abstrato para falar de "vida" como um fenômeno existencial apenas, mas Paulo usa o verbo substantivado e com isto se refere à atividade de viver, portanto o que ele diz literalmente é o seguinte: “Viver para mim significa Cristo” e “Morrer significa lucro”. Jesus era o motivo da abnegação de Paulo no sentido mais exato desta palavra, assim, o Evangelho para Paulo era não só o começo, o meio e o fim de sua vida apostólica, mas, também, a porta de entrada para uma alegria eterna. 

Com esta renúncia declarada, então que “libertação” era melhor esperar? 

Pois se saísse com vida não só prolongaria sua obra missionária como também veria novamente os irmãos das igrejas que fundara e assim continuaria a desfrutar de Cristo e de sua Igreja. Mas, se a sentença fosse morte, o que ele associa com lucro, então não só seu anseio pessoal seria realizado quando entrasse em comunhão eterna com o Senhor Jesus Cristo, mas também contribuiria com a causa de Cristo, pois devemos ter em mente que o que o apóstolo deseja é que Cristo seja engrandecido em sua pessoa, portanto seu martírio colaboraria e muito com a causa do Evangelho. 

Isto prova que em nossa vida no Evangelho precisamos de muito mais do que frases de efeito e métricas elaboradas. 

Digo isto porque, quando retirada do seu contexto, é o que esta expressão significa para muitos, apenas poesia. 

Mas isto é confiança, é saber que fomos chamados para glorificar a Deus no Evangelho não só nos momentos em que ele nos oferecer flores, mas também nos momentos em que ele nos oferecer espinhos, é saber que somos Dele tanto vivos quanto mortos e que nada pode nos separar do Seu amor. 

Ao incentivar os líderes em Éfeso o apóstolo resume isto assim: “Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o Evangelho da graça de Deus”. 

Soli Deo Glória!

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato