NÃO ESCONDA A CRUZ!

18:14Apenas Evangelho

por Flávio Santos

E aquele que o viu testificou, e o seu testemunho é verdadeiro; e sabe que é verdade o que diz, para que também vós o creiais.

                                                                                                                                       João 19.35 


João diz que viu a morte de Jesus na cruz. Os seus próprios olhos contemplaram e testemunharam aquele momento de sofrimento e vergonha de Jesus para redenção de todos os que haveriam de crer. João também diz que o seu testemunho é verdadeiro, e confirma isso dizendo que sabe que é verdadeiro. Isso João diz para que também aqueles que acreditassem em seu testemunho, cressem em Jesus como aquele que fora enviado pelo Pai para ser glorificado morrendo na cruz para nossa salvação. A crucificação de Jesus motivou João a testemunhar através do seu evangelho os benefícios da cruz de Cristo.

Testificar e testemunhar quando aparecem juntas significam “dar testemunho a respeito daquilo que viu, ouviu ou experimentou”. Isso quer dizer que o testemunho de João, e a sua pregação, era de alguém que tinha visto a cruz com toda sua crueldade, crucificando o Salvador; ouvido as palavras de graça que saíram da boca de Jesus; e experimentado os benefícios da morte de Jesus na cruz. Daí João dizer que o que ele testificava, testemunhava e pregava era verdadeiro. 

A pregação e o testemunho cristão têm como fundamento a Cruz de Cristo. A pregação da Igreja primitiva, dos Pais da Igreja, dos Reformadores, dos Avivalistas era sobre Jesus Cristo crucificado e a Sua ressurreição dentre os mortos. E a da Igreja hodierna, que é fundamentada na palavra, deve ser também, a mensagem da Cruz. 

O propósito de João, e de todos aqueles que pregam a loucura da Cruz de Cristo, é que as pessoas creiam em Cristo. João sabia a importância de testemunhar acerca da morte de Jesus, pois entendia que as benesses advindas daquele evento só poderiam ser recebidas se as pessoas cressem na morte de Jesus na cruz. 

Há pelo menos dois sentidos da palavra ”creiais” no Evangelho de João. O primeiro significa, para que vocês continuem crendo, e o segundo, para que vocês também creiam. Neste versículo os dois sentidos estão corretos. Para os que já acreditavam, deveriam continuar crendo, pois a Cruz é fundamento da nossa fé, e para os que ainda não tinham crido viessem a crer pelo testemunho da Cruz de Cristo. 

Somente aqueles que veem, ouvem e experimentam todos os conteúdos, implicações e significados da Cruz de Cristo, podem anunciá-la com verdade. 

Havia em certa igreja um pregador muito alto, homem de grande estatura, que dominicalmente se levantava para pregar. Atrás do púlpito ficava um vitral muito lindo, onde tinha uma cruz desenhada. Num culto especial, a igreja convidou outro pregador, este com estatura mediana para aquela festividade da igreja. Quando o pastor da igreja se levantava as pessoas não conseguiam ver o vitral com a cruz. Mas nesse dia, com o novo pregador, os cristãos viram a beleza da cruz estampada no vitral atrás do púlpito. De repente, uma “menininha” chamou a atenção de sua mãe, dizendo: “Mamãe onde está aquele pregador que quando se levanta a gente não poder ver a cruz”? 

Quando você se levanta, do ponto de vista da pregação da palavra e do seu testemunho cristão, as pessoas conseguem ver a beleza e a graça da Cruz de Cristo? 

Pense nisso!!!

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato