NO CHÃO? OU NO CORAÇÃO?

14:16Apenas Evangelho

Por Flávio Santos

No capítulo 8 do evangelho de João, Jesus desce do Monte das Oliveiras, provavelmente depois de um período de oração na presença de Deus, como sempre. Vai para o templo ensinar as multidões que estavam ansiosas para ouví-lo, como sempre. Os fariseus, como sempre, tentando-o e querendo o acusar de transgredir a Lei de Moisés, trazem uma mulher que havia sido pega em adultério, no próprio ato, não havia o que fazer com ela, senão apedrejá-la segundo a Lei. 

A mulher era apenas pretexto para os fariseus acharem algum lugar em Jesus para acusá-lo. 

Jesus usa as próprias acusações contra Ele e a mulher para acusar os fariseus e, assim, se justificar e, justificar a mulher. A pecadora que era apenas pretexto recebeu a oportunidade de viver uma nova vida. 

A mulher tinha contra si a acusação do pecado, tinha sido apanhada no próprio ato de adultério, estava sem argumentos para se justificar, restaria ser condenada e apedrejada. 

A mulher tinha contra si a acusação da Lei, que mandava apedrejar quem praticasse tal ato. 

A mulher tinha contra si a acusação dos homens, e não eram quaisquer homens, eram escribas e fariseus. 

Jesus seria acusado de ser conivente com o pecado, de transgredir a Lei; por testemunhas oculares de suas transgressões. 

Os fariseus e escribas foram acusados por sua própria consciência de pecar contra aquilo – A Lei, que era objeto de suas acusações. 

Algumas pessoas ficam tentando entender, porque Jesus inclinou-se e levantou-se, nesta história tão simples de amor e graça. Será que é porque queria ganhar tempo; porque queria ensinar que os que são inclinados pelo pecado serão levantados pela graça; porque queria que os acusadores tivessem tempo para pensar sobre a atrocidade de apedrejar alguém; porque queria que os acusadores se lembrassem de seus próprios pecados contra a Lei.

Algumas pessoas ficam tentando “ler” o que Jesus escrevia na terra. Será que escrevia trechos da Lei para afrontar os mestres; será que escrevia acusações, será que escrevia trechos que seriam escritos pelos evangelistas falando sobre perdão. E, se esquecem, de apenas ler e entender o que Jesus disse à mulher pecadora: 

E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais. João 8.10-11 

Agora é só ir, porque... Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Romanos 8:1 

Não sei o que Jesus escreveu na terra, e não tenho interesse nenhum em saber, só sei o que ele escreveu no coração da mulher, no meu, e no de todos aqueles que tiverem coração para crer.

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato