PARA QUEM VOCÊ VAI?

09:50Apenas Evangelho


  Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna. E nós cremos e sabemos que Tu és o Santo de Deus. 

João 6: 68-69












Por Sandro VS


Qual a ideia que se tem sobre "crescimento de igreja" hoje?

É de uma igreja numerosa e sempre lotada. Não importa a qualidade de tudo o que se faça desde que a estratégia funcione e os números impressionem.
Não importa se somos impessoais, não importa se somos uma massa sem identidade, o que importa é que somos muitos.
Não faltam receitas, fórmulas e estratégias para aumentar a porcentagem, ano após ano, da igreja no cenário nacional seja de que país for.

O estranho é que Jesus não teve tal preocupação, nos seus, praticamente, três anos de "ministério". Neste texto o mestre havia acabado de fazer um milagre que, se fosse feito nos dias de hoje obteria o recorde de visualizações em algum site de vídeos. Jesus fez com que cinco pães e dois peixes alimentassem cinco mil homens, fora mulheres e crianças. 

No outro dia o mesmo povo alimentado procura Jesus, mas, na contramão do que se veria hoje, Jesus literalmente dispensa todos! "Vocês estão me procurando pela razão errada" disse Ele. Estes pouco mais de cinco mil "membros em potencial" estavam O seguindo, mas Jesus simplesmente abre mão de sua devoção enquanto esta fosse pela razão errada! Sim! Ele não teve o compromisso de alimentar um conceito errado acerca de Sua divindade. 

Jesus diz algo pouco lido nos dias de hoje neste texto, "Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer, e Eu o ressuscitarei no último dia". A palavra "trouxer" no texto grego é "arrastar a força" e era usada no vocabulário dos pescadores quando puxavam as redes para dentro do barco, ou seja, mesmo que os peixes relutassem  não tinham saída, vinham à força, significando dizer que só virá ao Filho aquele que a quem o amor do Pai vencer sua relutância.

Mas aos poucos os que se alimentaram de um grande milagre um dia antes, acharam o sermão do dia seguinte duro de ouvir, ao que ficaram diante de Jesus, poucos discípulos. Mas é neste ponto que tudo fica mais impressionante! Jesus olha para os doze, os doze que Ele mesmo chamara e diz "e vocês, querem acompanhá-los?", ou seja, Jesus acabara de "abrir mão" de uma igreja emergente, de mais de cinco mil membros, e agora está prestes a "perder" seus líderes! É então que Pedro, ironicamente o mais oscilante entre a confiança plena em Jesus e a autoconfiança desastrada, diz: 
"Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna. E nós cremos e sabemos que Tu és o Santo de Deus."

Jesus sabia bem o que estava fazendo, e Sua resposta confirma este Seu controle soberano da situação quando diz: "Por acaso não escolhi a vós, os doze?".

Mais de cinco mil seguiram sem entender e abandonaram quando entenderam, mas os doze que receberam a revelação do Pai se tornaram Igreja do Senhor.


A Igreja é feita destes.

Destes que tiveram sua relutância pecaminosa vencida pela rede da revelação do Pai!

Que mesmo sendo alvo de milagres todos os dias se impressionam mais com as palavras de vida eterna!

Que, depois de arrastados pelo amor do Pai, reconhecem e entendem que o Cristo é o escolhido de Deus para sua própria salvação.

Soli Deo Glória!

Talvez possa Querer Ler Também

1 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato