A SANTIDADE DE DEUS É A MINHA SANTIDADE.

14:26Apenas Evangelho



Por Flávio Santos


Porquanto está escrito: sede santos porque eu sou santo.
1 Pe 1. 16

Santidade, caráter, ética, vida reta, pureza e renúncia são temas que estão ausentes de algumas mensagens e vida de algumas igrejas. Estes temas foram trocados por prosperidade, vitória, honra, cura, milagre, entre outros. É claro que estes aspectos também fazem parte da vida cristã, mas não podem ser usados em detrimento de outros e, principalmente, não podem ser o carro chefe da mensagem e vida de nenhuma igreja.

A santidade é um dos atributos mais belos de Deus. Tudo que Deus é, é santidade. Assim, quando se diz que Deus é espírito, seu espírito é santo; Deus é luz, sua luz é santa; Deus é amor, o seu amor é santo. Tudo que Deus faz, faz com santidade. Quando se diz que Deus julga, julga com santidade; Deus salva, salva com santidade; Deus livra, livra com santidade. Tudo o que Deus é, é santidade perfeita.

Rudolf Otto, teólogo alemão, fez um estudo profundo sobre a palavra santo, chegando à conclusão que as pessoas quando se encontram com o santo, o sagrado, são tomadas por um sentimento de temor. Daí Otto chamou o santo de mistério tremendo. Mistério porque é incompreensível à mente humana. Tremendo porque diante do santo o sentimento existente é o temor.

Deus é este Mistério Tremendo. Sua santidade é um mistério incompreensível, está para além de nossas compreensões, sua santidade não encontra padrão em nada criado. Sua santidade é tremendamente apavorante para nós, diante dela ficamos temendo e tremendo. Mas essa santidade é graciosamente atrativa, de modo que apesar de sabermos que Ele é santo, buscamos nos aproximar Dele.

Diante da santidade de Deus ninguém pode se aproximar. Deus conhecendo a nossa condição de pecadores carentes de sua graça proveu a nós a maneira de nos aproximar Dele. Por meio de Cristo Jesus. Somente um sacrifício perfeito de um Ser perfeito, como é Cristo, poderia garantir a nossa santidade. Foi pelo precioso sangue do eterno Filho de Deus, na cruz, que fomos redimidos. Por meio das Cruz podemos nos aproximar de Deus em fé e santidade, pois Ele é santidade apavorantemente real.

O cordeiro foi conhecido e imolado antes da criação do mundo, isso quer dizer que obra de Cristo já estava na agenda eterna de Deus, Ele não foi pego de surpresa pelo pecado de Adão, mas providenciou a redenção antes da criação e queda do homem. Nisto se vê claramente a provisão de Deus para satisfazer as exigências de Si mesmo. Não existe santificação sem o precioso sangue de Cristo, que nos purifica de todo pecado. Deus por meio do sangue de Cristo purifica um povo para Si mesmo.

A santidade de Deus é a minha santidade.

Diante desta verdade, podemos nos aproximar de Deus, em santidade, por um livre e novo caminho que foi aberto por Cristo na cruz da reconciliação. Aproximemos-nos, então, em temor e tremor, com adoração reverente, sabendo que não foi por nossos méritos, mas pelo mérito Daquele que é santo e santificador daqueles que descansam em Sua santidade.

Somos santos porque Deus é santo.


Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato