QUE FAREI PARA HERDAR A VIDA ETERNA?

18:27Apenas Evangelho

por Flávio Santos

... Mestre, que farei para herdar a vida eterna? 
Lucas 10.25 


Lucas narra a história de um perito na lei, um doutor nas escrituras que perguntou a Jesus, que farei para herdar a vida eterna? Mas este mestre da lei não fez esta pergunta por que queria mesmo saber a resposta, até porque ele era mestre e doutor nos assuntos religiosos. No que diz respeito a Deus e a salvação ele era quem ensinava e não era ensinado, fez este questionamento para por Jesus à prova, para tentá-lo. Jesus respondeu esta pergunta com muita graça e sabedoria, o que constrangeu o mestre. 

Lucas escreve o seu evangelho de modo que o encadeamento das ideias, as conexões dos textos, também traz resposta para o questionamento do mestre da lei. 

Lucas narra no capítulo 10. 1 - 23 que Jesus enviou setenta discípulos pra uma missão de anunciar que já era chegado o reino dos céus e curar os enfermos que ali houvesse. Quando os discípulos voltaram, estavam alegres porque tinham cumprido a missão e, principalmente, porque pelo nome de Jesus os demônios haviam se sujeitado a eles. 

Jesus diz que eles não deveriam ficar alegres porque os demônios se sujeitaram a eles, mas, sim, porque o nome deles estava escrito nos céus. 

Jesus revelando a eles que os seus nomes estavam escritos nos céus, se alegrou muito no Espírito Santo, e agradeceu a Deus porque ocultou isto aos sábios e entendidos e revelou por Sua vontade graciosa aos discípulos, que eram como crianças que apenas receberam o favor de ter o nome escrito nos céus. Jesus disse também, que tudo foi entregue a ele pelo Pai, e que ninguém conhece o Filho senão o Pai, e nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o filho quiser revelar. E Jesus quis revelar a vida eterna aos seus discípulos pela sua graça. 

Jesus também disse que muitos profetas e reis quiseram ver e ouvir o que os discípulos viram e ouviram, e não conseguiram, mas, bem-aventurados eram eles que tinham visto a Jesus o salvador, e ouvido suas palavras de vida eterna. 

Depois desta revelação de Jesus, Lucas apresenta o surgimento do mestre da lei, questionando Jesus sobre a vida eterna. Este mestre achava que a vida eterna era alcançada por meio de sua religião de méritos e obras, o cumprimento da lei. 

Jesus já tinha respondido, ele é que não compreendia que a vida eterna era pela revelação de Cristo em graça. 

Isto quer dizer que a gente só precisa entender que vida eterna é nos relevada e dada de graça por Jesus. É Ele quem escreve os nossos nomes nos céus; é Ele que nos revela o Pai; é Ele que se revela a nós; é Ele que nos dá a vida eterna. 

Então, o que temos que fazer para herdar a vida eterna? 

Absolutamente nada, Jesus fez tudo na cruz. É apenas receber em fé e alegria a graça de ter o nome escrito nos céus.


Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato