RELIGIOSIDADE OU CRISTO. QUAL O SEU ALVO?

14:06Apenas Evangelho

por Flávio Santos

Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Filipenses 3.13-14 



O tema de filipenses é a alegria no Senhor Jesus Cristo. Paulo escreveu sobre esta alegria em algemas, preso por amor ao evangelho. Sua prisão era em tristeza alegremente recompensada por saber que os seus sofrimentos eram a participação nos de Cristo. 

Paulo tendo o mesmo sentimento e atitude de Cristo, humildemente diz que não havia alcançado o alvo, ganhado o prêmio, a recompensa do chamado. Ele nos ensina que para alcançar o alvo, deveria se esquecer das coisas que ficaram para trás. No seu caso, o que havia ficado no passado, no momento em que ganhou a Cristo, era a confiança lucrativa em sua religiosidade. 

Motivos para tal confiança não faltavam. Circuncidado no oitavo dia, prescrição de quem tem os privilégios da fé e cerimônias judaicas; nascido israelita rogava para si ser “P.O” da raça; da tribo de Benjamim, umas das principais tribos, da mesma linhagem de Saul, primeiro Rei de Israel, era de uma tribo elitizada em Israel; hebreu de hebreus, ou seja, aquele que guardava o seu idioma com esmero e fidelidade; fariseu, separado e consagrado para a observância restrita da Lei, era um profundo conhecedor da Lei; perseguidor da igreja, zeloso contra os adversários de sua religião; justificado pela Lei em irrepreensível cumprimento. 

Paulo considera esses méritos religiosos perda, esterco, passado, para ganhar a Cristo. 

Paulo não se sentia completo perfeito por seus méritos e obras, mas queria prosseguir para alcançar àquilo para o que tinha sido alcançado, chamado irresistivelmente, preso em cadeias eternas, pelo próprio Cristo. 

Ensina também que se deveria avançar para as coisas que estavam infinitamente à frente da religiosidade. Era como um atleta que estica o pescoço e os braços, e estende o corpo ao máximo para chegar ao alvo que os seus olhos estão almejando. Esse alvo para Paulo era a suprema grandeza de conhecer íntima e pessoalmente a Cristo. Quando se conhece a Cristo, conhece-se também, o poder de ressurreição de Cristo, a garantia da vitória da Igreja; Conhece-se a participação alegre nos sofrimentos e morte de Cristo, uma identificação com a Cruz que deve ser carregada todos os dias; e a ressurreição escatológica dentre os mortos. 

Paulo nunca parou, mas prosseguiu e alcançou o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. 

Religiosidade ou Cristo? Qual sua escolha para ser o alvo de sua vida? 

Faça como Paulo considere a sua religião como excremento, esterco; perto do alvo irresistivelmente gracioso de conhecer a Cristo e o poder de sua morte e ressurreição.

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato