SEJA FEITA A SUA VONTADE.

11:20Apenas Evangelho

E esta é a confiança que temos nele: se pedirmos alguma coisa segundo sua vontade ele nos ouve. Se sabemos que ele nos ouve em tudo quanto pedimos, sabemos que já alcançamos o que lhe temos pedido.
I João 5:14-15







Por Sandro VS

Deus não muda.

A teologia intitula este assunto como "A IMUTABILIDADE DIVINA", ou seja, o fato de que Deus é imutável no seu ser, nas suas perfeições, nos seus propósitos e nas suas promessas.

Esta é uma verdade que os cristãos demoram a digerir e a maioria, quando ouve algo sobre este atributo, sente-se incomodada, pois logo pensam que admitir um Deus assim é admitir um Deus "inflexível" e "ditador". Estes não percebem que esta afirmação quer dizer exatamente o oposto, ou seja, o fato de Deus não mudar é, na realidade, confortador, pois como Ele é perfeito a Sua imutabilidade garante que isto nunca mudará. 

A maior dificuldade em assumir este atributo divino está na relação que mantemos com Ele por meio da oração, pois, equivocadamente, entendemos que a imutabilidade divina trabalha contra nossas orações, quando na verdade este fato nos garante que, em nossas orações, nos adequamos ao plano perfeito de Deus e aquilo que é perfeito está isento de mudanças. 

João sempre intencionou mostrar que Jesus era o Cristo vindo em carne. Para o apóstolo, crer nesta afirmativa, resulta em amá-lo e amá-lo resulta em obedecê-lo. O elo entre estes três verbos, crer, amar e obedecer é o novo nascimento, ou seja, só conjugam estes verbos aqueles que nascem do alto, por isso aqui João afirma que nossa segurança está em que crendo nisto nós nos moldamos à Sua vontade, assim nossas orações devem procurar a vontade divina, mesmo que esta vontade não seja, em princípio, concebível às nossas mentes limitadas. 

Para João, a imutabilidade divina é a certeza de que nossas orações sempre serão ouvidas e esta confiança vale para o aqui e o agora, pois, para João, a confiança neste atributo com relação ao presente não está na suposição de que receberemos, na hora, tudo quanto pedimos a Deus, mas sim na certeza de que, não importa o momento, somos sempre ouvidos por Ele. Para recebermos algo Dele, a condição é que nossos pedidos concordem com a Sua vontade, portanto, com relação às nossas orações, a dificuldade não está no fato de Deus não mudar, e sim, em que sempre queremos estabelecer as nossas vontades. Falta em nós perceber que o fato de Deus não mudar sempre nos garantirá o melhor, pois João afirma aqui que somente as orações feitas com base neste atributo é que são ouvidas favoravelmente. 

Deus decidiu, em Sua soberania, nos salvar e nos preservar para este propósito, a Sua imutabilidade garante que este propósito se cumprirá totalmente, portanto nossas orações fazem parte deste plano e, quando adequadas a ele, são respondidas, todas ao tempo e vontade de Deus. 

Deus não muda, não varia conforme as épocas e não difere conforme as situações. A verdade é totalmente oposta, ou seja, tudo muda, varia e difere quando encontra com Deus e Sua imutabilidade. 

Nossas orações têm de seguir o exemplo de Jesus que, mesmo sendo Deus, preferiu a vontade perfeita do Pai quando, ao encerrar Suas orações, dizia "seja feita a sua vontade"

Soli Deo Glória!


Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato