1 Pedro

REGENERAÇÃO

09:07Apenas Evangelho

Flávio Santos

1 Pedro 1.3-5

Deus deve ser adorado e louvado pelo fato de ter regenerado o homem. Bendito seja o Pai que entregou o Filho para morrer. Bendito seja o Deus que entregou o Cristo para cumprir sua missão messiânica na cruz do calvário. Essa doxologia acontece quando o homem entende que foi regenerado na morte do Deus Filho. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo que operaram a nossa regeneração.

A Regeneração ou novo nascimento acontece segundo a misericórdia de Deus. Grande misericórdia. Dentro dos atributos do ser de Deus, a misericórdia é um dos aspectos da bondade de Deus. Quando Deus enxerga o homem afastado da glória Dele, sabe que precisa de socorro divino. Esse socorro acontece pela misericórdia. Como o homem está no pecado e precisando nascer de novo, a misericórdia é concedida independente dos méritos humanos.

O propósito da regeneração é uma esperança viva. Ou seja, como Cristo Jesus ressuscitou dentre os mortos com um corpo de glória. Sendo Ele as primícias. Os que nasceram de novo devem manter a esperança viva, pois ressuscitarão no último dia com o corpo glorificado. Semelhantes ao de Jesus. Quando somos regenerados nos tornamos semelhantes ao Jesus terreno. Quando ressuscitados seremos semelhantes ao Jesus glorificado.

Quando a herança viva se tornar realidade, o regenerado vai receber uma herança que não perece, macula-se ou perde o valor. Ela é assim porque não é terrena. É um tesouro do céu. A eternidade deixa as coisas mais valiosas e verdadeiras. A expectativa do regenerado o faz ser um herdeiro de Deus e co-herdeiro com Cristo Jesus para as bem-aventuranças da eternidade.

Duas coisas acontecem quando o Espírito Santo gera novo nascimento no coração do pecador. Arrependimento e fé. O homem se arrepende dos seus pecados e pela fé se apropria dos benefícios da cruz. Segundo Pedro, a fé, também, é o meio pelo qual o regenerado é preservado pelo poder de Deus. É protegido até a revelação da salvação. Esta verdade traz segurança ao regenerado. Sua salvação não está baseada no poder dos homens, mas no poder de Deus. Aquele que Deus protege pelo seu poder não perde a sua regeneração. Vai perseverar e ser preservado por Deus até o fim.

Portanto, a regeneração é um chamado para a adoração a Deus, para a expectativa do céu e para a segurança da salvação. Com isso, o regenerado, é um cidadão dos céus, disperso na terra. Está disperso para servir a Deus e ao mundo. Anunciando ao mundo que os homens precisam de regeneração. Devemos trabalhar então à nossa regeneração com temor e tremor.

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato